87 mil habitantes estão com escassez de alimentos no distrito de Chemba em Sofala

Data: 22/11/2019
87 mil habitantes estão com escassez de alimentos no distrito de Chemba em Sofala

Há fome no distrito de Chemba, província de Sofala. A situação afecta pouco mais de 87 mil pessoas de todo distrito. Chemba tem um clima sem-árido o que contribui negativamente na produção de comida e aquisição de água, embora seja banhado pelo rio Zambeze.

A administradora distrital, Admira Boaventura diz que o governo já activou seus parceiros para apoiar na mitigação do problema. 

Nesta fase o governo distrital de Chemba está preocupado com a situação de crianças e idosos, por serem mais vulnerável. 

Cerca de quinze pessoas morreram este ano vítimas de crocodilos no lago Ntonga 

A população do distrito de Chemba vive também sérios problemas de escassez de água potável. Cerca de 16 mil habitantes recorrem a água do lago Ntonga, ao longo do rio Zambeze evadindo assim o habitat dos crocodilos.

Apesar do sinal de perigo instalado no local, a população coloca a sua vida em risco para obter água para beber, lavar roupa e cozinhar. 

A população diz estar consciente que invade o habitat dos crocodilos e que a solução para a redução de mortes de pessoas por aquele réptil passa por construção de um sistema de abastecimento de água na vila.