Centro Provincial de Recursos Digitais (CPRD)

CPRD

O que são CPRDs

Os Centros Provinciais de Recursos Digitais (CPRDs) são órgãos concebidos para a prestação de serviços na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas províncias. Os CPRDs são estabelecidos nas províncias pelo Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE), em coordenação com os governos das respectivas províncias, a quem cabe a responsabilidade da sua gestão, tendo como meta a sua auto-sustentabilidade a médio prazo.

O número reduzido de recursos humanos na área das TICs, o acesso limitado à rádio, à televisão, ao telefone, ao computador, à Internet e a outros recursos digitais continua a constituir uma barreira ao uso desta potente ferramenta em prol do desenvolvimento do nosso país, com particular relevância da província e do distrito.

Assim, o estabelecimento dos CPRDs contribui para o aumento da oferta e da procura local de serviços na área das TICs e desenvolvimento de competências do sector público, sector privado e da sociedade civil no desenvolvimento de conteúdos e aplicações, reduzindo assim o fosso digital entre a cidade e o campo, onde reside a maioria da população.

Historial

O CPRD de Sofala foi construído no âmbito do projecto Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento (ICT4D), financiado pelo Governo Italiano e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC).

Este centro juntou-se aos já existentes nas províncias de Inhambane, Tete, Gaza, Zamézia e Nampula, tendo os dois primeiros sido construídos em 2004 no âmbito da primeira fase do projecto ICT4D, e os restantes concluídos nos últimos dois anos no âmbito da segunda fase do projecto.

Objectivos dos CPRDs

Os CPRDs têm os seguintes objectivos gerais:

  • Apoiar o Governo na materialização da sua Política de Informática e respectiva Estratégia de Implementação, fazendo a demonstração do potencial e papel que as TICs podem ter no desenvolvimento de Moçambique.
  • Fomentar o desenvolvimento de redes, tanto intraprovinciais como interprovinciais, que apoiem as diversas organizações públicas, privadas, cívicas e comunitárias no desenvolvimento das suas actividades, de forma autónoma e através da disponibilização de serviços com aplicações sectoriais e da realização dos objectivos de desenvolvimento local.

Principais Actividades Desenvolvidas e Serviços Oferecidos pelos CPRDs

Entre as principais actividades desenvolvidas e serviços oferecidos pelos CPRDs, destacam-se os seguintes:

  • Conectividade para o acesso à Internet;
  • Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);
  • Desenvolvimento de aplicações e conteúdos;
  • Promoção de troca de informação entre utilizadores usando as TICs;
  • Assistência técnica;
  • Produção gráfica (encadernação, cartões de visita, calendários, panfletos, etc.);
  • Desenho de páginas web;
  • Produção de conteúdos e aplicações sectoriais e multifuncionais;
  • Digitalização de informação (imagens, gráficos e textos);
  • Produção de conteúdos multimédia (CDs e DVDs)
  • Abertura de contas de correio electrónico (e-mail e webmail).

Serviços Essenciais Oferecidos pela Rede Electrónica do Governo

  • Portaldo Governo

Este serviço está acessível tanto na Intranet do Governo assim como na Internet e disponibiliza: diversos conteúdos de índole pública ao cidadão, abrangendo as áreas de notícias, legislação, informação de instituições públicas, impostos, documentação sobre os Programas do Governo, perfil dos distritos, planos estratégicos, discursos presidenciais, resumo histórico do País, Boletins da República, Boletins Informativos, etc.;  acesso ao Sistema Centralizado de Correio Electrónico, através do Webmail incorporado na página; eligações para outras páginas de Instituições Públicas.

O acesso ao Portal do Governo é feito no seguinte endereço da Internet: www.portaldogoverno.gov.mz

  • Serviço Centralizado de Correio Electrónico

Este serviço destina-se a todo o funcionário público e permite a troca de mensagens electrónicas textuais com a possibilidade de anexação de ficheiros.

Os beneficiários deste serviço terão contas de correio electrónico cujo endereço terá o seguinte formato:

nome.apelido@xxxxx.gov.mz

O código xxxxx é um distintivo constituído pelo nome, acrónimo ou abreviatura dainstituição onde trabalha o proprietário da conta e a sua localização geográfica. Por exemplo, se dois  funcionários públicos estão afectos ao Ministério da Educação e Cultura, sendo que um na sede, na Cidade de Maputo, e o outro na sede da Direcção Provincial de Educação e Cultura de Sofala, cujos nomes são Marcos Cossa e João Silva, respectivamente, os seus endereços de correio electrónico serão:

               a)      Para Marcos Cossa (no Ministério em Maputo):

                         marcos.cossa@mec.gov.mz

               b)     Para João Silva (na Direcção Provincial em Sofala): 

                         joao.silva@dpec.sofala.gov.mz

  • Serviço Centralizado de Segurança e o Serviço Local de Segurança

O Serviço Centralizado de Segurança garante a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação disponibilizada na Plataforma da GovNet. É um serviço de rede, pelo que o seu impacto não é evidente para o utilizador comum.

A concepção e implementação deste serviço tomaram em consideração as teorias de segurança de informação e de redes de dados e sua evolução quotidiana.

Algumas das aplicações deste serviço são:

  • Filtragem do tráfego de rede pelo tipo de protocolo ou pacote, ou ainda filtragem por tipo de aplicação.
  • Tradução de endereços (NAT-Gateways);
  • Detecção de Intrusos (IDS);
  • Antivírus e Anti-SPAMs.
  • Arquivo Centralizado

Este serviço permite o armazenamento de informações numa base de dados centralizada ou institucional. Um sistema do género torna flexível a criação, modificação, manuseio e armazenamento de informações de utilidade pública institucional ou global.

  • Acesso Partilhado à Internet

Este serviço fornece o acesso à Internet a todos os utilizadores credenciados da Rede Electrónica do Governo.

A acreditação de um novo utilizador da GovNet passa necessariamente por possuir acesso físico e lógico à rede GovNet e pela criação de contas de utilizadores da rede institucional.

  • Hospedagem de Páginas de Internet

Toda instituição pública pode solicitar ao INAGE a hospedagem das suas páginas de Internet na GovNet. A hospedagem poderá ser feita nos servidores do INAGE ou nos seus próprios servidores. No caso de hospedagem de páginas em servidores próprios há necessidade de coordenação com o INAGE no sentido de se estudar a melhor maneira de se implementar

  • Alojamento de Aplicações

 Qualquer instituição pública poderá alojar e correr suas aplicações institucionais na plataforma GovNet. As condições técnicas específicas deverão ser pré-negociadas com  o INTIC para optimizar o desempenho de todo o sistema.

Procedimentos a Seguir para a Ligação à (GovNet ):

Para a ligação duma Instituição à GovNet, os seguintes passos devem ser cumpridos:

  • Solicitação, junto da direcção comercial da empresa TDM na Beira, da ligação de circuito dedicado com a largura de banda de 128kbps. O referido circuito terá uma extremidade nos CPRD (Centro Provincial de Recursos Digitais) de Sofala e a outra nas instalações da instituição; e
  • Após a conclusão do estabelecimento do circuito dedicado a Vossa Instituição deverá comunicar ao CPRD para que, em coordenação com o INAGE em Maputo, possam instalar e configurar o equipamento terminal, adquirido pela Vossa instituição para esse propósito, nomeadamente o Router Cisco (serie 1700 ou superior), placa Serial (WIC 1T) e o Computador Servidor (Pentium IV, 40 GB HDD, 512 MB de RAM, duas placas de rede).

Instituições Ligadas ao CPRD na Capital Provincial de Sofala

  • Secretaria Provincial de Sofala;
  • Direcção Provincial da Educação e Desenvolvimento Humano;
  • Delegação Provincial do INATTER;
  • Conservatória dos Registos e Notariado da Beira;
  • Serviços Provinciais de Geografia e Cadastros;
  • Insituto Nacional de Comunicação de Moçambique;
  • IFAPA;
  • Inspenção das Finanças;
  • Balcão de Atendimento Único;

Distritos

  • Dondo
  • Nhamatanda
  • Caia
  • Cheringoma
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