Imprensa

PERFIL DO DISTRITO DE CHIBABAVA

Data: 08/10/2019
PERFIL DO DISTRITO DE CHIBABAVA

Com 800 mil km2 de superfície e uma população de 24 milhões de habitantes, Moçambique enfrenta exigências inadiáveis de engajamento de todos os níveis da sociedade e dos vários intervenientes institucionais e parceiros de cooperação, num esforço conjugado de combate à pobreza e desigualdade e de promoção do desenvolvimento económico e social do País.

Neste contexto, o Distrito é um conceito territorial e administrativo essencial à programação da actividade económica e social e à coordenação das intervenções das instituições nacionais e internacionais. Avaliar o potencial distrital e o seu grau de sustentabilidade, bem como o nível de ajustamento do respectivo aparelho administrativo e técnico às necessidades do desenvolvimento local, é, pois, um passo primordial.

1.1        Localização, Superfície e População

O distrito de Chibabava está localizado na parte Sul da Província de Sofala, confinando a Norte com o distrito de Nhamatanda, a Sul com o distrito de Machanga, a Oeste com os distritos de Mussorize e Machaze da Província de Manica e a Este com o distrito do Búzi.

A superfície do distrito é de 6.977 km2 e a sua população está estimada em 121 mil habitantes à data de 1/7/2012. Com uma densidade populacional aproximada de 17 hab/km2, prevê-se que o distrito em 2020 venha a atingir os 152 mil habitantes.

A estrutura etária do distrito reflecte uma relação de dependência económica de 1:0.9, isto é, por cada 10 crianças ou anciões existem 9 pessoas em idade activa. Com uma população jovem (50%, abaixo dos 15 anos), tem um índice de masculinidade de 83% (por cada 100 pessoas do sexo feminino existem 83 do masculino) e uma matriz rural acentuada.

1.2        Clima e Hidrografia

O clima do distrito é dominado por zonas do tipo semi-árido, no interior, a sub-húmido, à medida que se caminha para o litoral.

No tipo de clima semi-árido seco, a precipitação varia de 500 a 800mm, enquanto a evapo-transpiração potencial de referência (ETo) é geralmente superior a 1500 mm. A maior parte da região apresenta temperaturas médias anuais superiores a 24°C. A temperatura elevada agrava consideravelmente as condições de fraca precipitação provocando deficiências de água.

1.3        Relevo e Solos

Os solos da zona litoral são predominantemente arenosos e de cobertura arenosa, em geral profundos a muito profundos, excessivamente bem drenados, com baixa capacidade de retenção de nutrientes e água. Complementam estes agrupamentos de solos as deposições fluvio-marinhas e os aluviões recentes do rio Búzi e seus afluentes.