Chibabava conta com novo sistema de captação de água

Data: 23/11/2019
Chibabava conta com novo sistema de captação de água

A vila-sede do distrito de Chibabava, na província central de Sofala, em Moçambique, conta com um novo sistema de captação, bombeamento e tratamento de água, com capacidade para armazenar cinco mil litros.

O sistema, inaugurado segunda-feira pela governadora de Sofala, Helena Taipo, foi instalado no rio Búzi. O mesmo possui duas bombas, sendo uma submersa, com capacidade de bombear 10 metros cúbicos e outra vertical, que assegura 15 metros cúbicos por hora.

Trata-se de um empreendimento que, de acordo com o jornal “Diário de Moçambique”, poderá beneficiar cerca de 10 mil potenciais consumidores que custou aos cofres de Estado 6,3 milhões de meticais (cerca de 100 mil dólares ao câmbio corrente) executado pela construtora Titan Group.
O sistema vem aliviar o sofrimento da população e terá impacto na redução de vítimas de crocodilos que eram atacadas no rio. 
Na ocasião, Helena Taipo disse que a construção do sistema de água foi uma resposta do governo ao pedido da população.
‘‘Estamos aqui para cumprir com promessa feita pelo Governo à população da vila sede do distrito. Vocês apresentaram como preocupação o problema de falta de água e de morte de pessoas vítimas de crocodilos. Agora está aí a solução. Este Governo quando promete cumpre’’, sublinhou.
A governante apelou aos usuários a cuidarem das infra-estruturas inauguradas, de modo a que durem muito tempo.
‘‘Neste ponto devido à ineficiência e restrições constantes no fornecimento de água potável, a população era obrigada a recorrer aos rios, sobretudo mulheres, o que exigia uma pronta intervenção do Governo para solucionar o conflito homem-fauna bravia’’, disse.
A governadora aproveitou a ocasião para apelar à população para o uso correcto das redes mosquiteiras de forma a evitar malária provocadas por picadas de mosquitos, bem como para se abster de casamentos prematuros e da violência doméstica.
(AIM)